Joinha

Esses são vídeos coletados do Youtube. Então, por favor, clique, no título do vídeo, lado superior esquerdo, e o veja no próprio youtube. Assim você estará colaborando com o número de visualizações do vídeo e o próprio autor. Se você gostar, também dê um "joinha". Obrigadão!

28/12/2011

SANTA CATARINA TERÁ O PRIMEIRO CENTRO DE TREINAMENTO PARA CÃES-GUIA DO GOVERNO



do BLOG CENTAURO ALADO (CLIQUE AQUI)

O Instituto Federal Catarinense (IFC) assinou na tarde de terça-feira (20), no Campus do município de Camboriú, em Santa Catarina, o contrato da ordem de serviços para a construção e implantação do primeiro Centro de Instrutores e Treinadores de Cães-guia da América do Sul a ser mantido por um governo federal. As obras serão iniciadas na primeira quinzena de janeiro do próximo ano, e deverão ser concluídas em até 150 dias.

Representando a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), os secretários de Gestão, Gleisson Rubin, e da Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José, participaram da solenidade de assinatura do contrato, que servirá de exemplo para os próximos quatro Centros que serão implantados nas regiões Norte, Centro Oeste, Sudeste e Nordeste até 2014.

"Esta formação que está sendo iniciada nos dará autonomia e a garantia de ir e vir. É um avanço que uniu muitos esforços, desde a equipe do IFC até o compromisso do Governo Federal, com a ministra da SDH/PR, Maria do Rosário. Estamos construindo um benefício para todas as pessoas, sobretudo para 45 milhões de pessoas que têm algum tipo de deficiência”, ressalta Antonio José.

Ao mencionar o centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica em setembro de 2009, o secretário Gleisson Rubin, que assinou como testemunha o contrato que dá início às obras, destacou a importância desta nova fase na IFC, com a efetiva construção do Centro de Instrutores e Treinadores de Cães-Guia.

“Estamos hoje plantando sementes, com o compromisso da qualidade. Participamos da cerimônia da Pedra Fundamental de um projeto que estará disseminado nas quatro regiões do País”, ressaltou o secretário de Gestão.

A coordenadora do projeto, Márcia de Souza, explicou que no curso técnico de Treinadores será preciso formar, no mínimo, seis cães-guia com sucesso para concluir o curso. Já o curso técnico pós-médio, que forma instrutores, só será ofertado quando for iniciada a fase de união entre o cão-guia e o deficiente visual, sendo o instrutor a peça fundamental na etapa de formação da dupla.

Segundo o reitor do IFC, Cláudio Koller, este é um momento histórico para a rede federal de ensino técnico, e para o país. “Daqui sairão experiências positivas para que o projeto cães-guia seja referência no modelo de acessibilidade a todos os cidadãos brasileiros. O importante é que a população de pessoas com deficiência visual tenha acesso aos animais”, destacou Koller.

Também estiveram no evento o reitor eleito do IFC, Francisco Sobral; e o vice-prefeito de Camboriú, Milton Antônio da Silva.

Projeto de Santa Catarina.

Investimentos - O investimento nesta primeira etapa do Centro de Instrutores e Treinadores de Cães-Guia será de R$ 3,1 milhões, incluindo infraestrutura e equipamento básico. A área construída será de 1.729 m², contendo 04 salas administrativas, alojamento com 10 dormitórios, canil com a capacidade de 45 cães, maternidade e clínica veterinária. A previsão é que as aulas no curso técnico de Treinadores de cães-guia iniciem no 2º semestre de 2012 com a oferta de 05 vagas. O curso, que terá duração de 1 ano, com 1400 hora/ aula, será gratuito.

Fonte: http://www.direitoshumanos.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigadão por comentar! Basta escolher a opção Nome/URL, e colocar apenas seu nome.