Joinha

Esses são vídeos coletados do Youtube. Então, por favor, clique, no título do vídeo, lado superior esquerdo, e o veja no próprio youtube. Assim você estará colaborando com o número de visualizações do vídeo e o próprio autor. Se você gostar, também dê um "joinha". Obrigadão!

15/12/2011

Asturianos festejam 104 anos de Oscar Niemeyer em vídeo

Assinado pelos "cidadãos e cidadãs das Astúrias", um vídeo de pouco mais de dois minutos foi postado nesta quinta-feira no YouTube para felicitar o arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer por seus 104 anos. Nele, dezenas de pessoas cantam "Parabéns pra você" em espanhol, português e inglês, diante do complexo cultural projetado pelo brasileiro em Avilés, e que está no centro de uma disputa política no Principado das Astúrias, na Espanha.



Coincidentemente, a fundação que administra o Centro Cultural Niemeyer entrega nesta quinta-feira as chaves do complexo ao governo do principado, de orientação conservadora e nacionalista. O partido Foro Astúria, que assumiu o governo em maio, acusa a atual administração, implementada durante a gestão anterior, de irregularidades nas contas do espaço. A fundação, que tem ao seu lado a população local, diz por sua vez que o novo governo quer fazer uso político do centro, e se recusa a ceder no nome atual do espaço para os novos gestores.

O complexo foi projetado por Oscar Niemeyer em 2006, como agradecimento por um prêmio dado a ele em 1989 pela Fundação Príncipe de Astúrias. No vídeo, além dos "parabéns", há agradecimentos a Niemeyer em diversas línguas por "su regalo" (seu presente) aos cidadãos asturianos. O vídeo é assinado pelo movimento YACN (Yo apoio Centro Niemeyer - eu apoio o Centro Niemeyer).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigadão por comentar! Basta escolher a opção Nome/URL, e colocar apenas seu nome.