Com autorização do Willians Ke1z0, estou reproduzindo seu post "A música que ninguém conhece" -
BLOG: TEM JEITO?
A melodia dessa música é conhecida em todo o mundo e é tocada nas despedidas, nas partidas e passagens de ano. No Brasil ela leva o nome de "Valsa da despedida" ou "Adeus amor eu vou partir"
.
Nos E.U.A. e na Inglaterra é a música tema dos reveillons e leva o nome de "Auld Lang Syne"
No Japão leva o nome de "Hotaru no Hikari" e era tocada nas despedidas dos soldados na segunda guerra maasss ainda hoje se canta nas despedidas e em certos karaokês.
Por pedidos, ponho aqui uma tradução simplória da versão Japonesa.
"Hotaru no hikari mado no yuki, Fumi yomu tsukihi kassanetsutsu"
Brilho do vagalume, reflexo da neve na janela, e o brilho da lua possibilitam ler o que está escrito nos escritos(amontoado de escritos...)
"Itsushika toshi mo sugui no to wo, Aketezo kessawa wakare yuku"
De repente, passarem-se anos e nesta manhã abri a porta do passado para despedir-me
"Tomaru mo yuku mo kaguiri tote Katami ni omou chiyorozu no ,Kokoro no hashi wo hitokoto ni saki ikuto bakari utou nari"
Tanto aqueles que ficarão e aqueles que partirão de sua terra natal, tem sómente esta oportunidade de dizer reciprocamente as centenas e milhares de sentimentos sempre em um só recado...Vou na frente...
"Tsukushino kiwami michino oku , Umiyama tooku hedatsu tomo , Sono magokoro wa hedate naku
Hitotsuni tsukusse kuni no tame"
Sem se importar que seja da extremidade do sudeste ou do fundo do nordeste, mesmo que separados por mar e montanha ao longe, a devoção sincera se reúne para se tornar forte e servir a pátria (ou servil pela pátria)
"Tishima no okumo Okinawa mo Yashimano uchino mamorinari, Itaran kuni ni isaoshiku
Tsutomeyo wagase tsutsu ga naku"
As profundezas de Tishima e também Okinawa, estão sob proteção do Japão(Yashima), e os países que ainda não foram alcançados,empenhem-se nossos bravos jovens, em segurança...
Nota: traduzi o signiicado das sentenças poéticas.
Sugi no to se lê como porta de cedro, mas na literatura significa "porta do passado"
Yashima é o nome mais valoroso do Japão, mais do que Yamato
Tsutu ga naku pode ser lido como sem boa saúde, mas nessa canção significa "em segurança"
E assim por diante, só para se ter a noção de que se trata de uma despedida de um jovem recém-saído da escola que vai para a guerra.
Entenderam agora, porque alguns japoneses velhos não gostam que os jovens fiquem entoando essa canção na virada de ano? Muitos dos que cantaram, não voltaram. É como enfiar os hashis de pé na tigela de arroz.
Esquenta não! O que importa é a melodia e não a canção.
FELIZ 2010
"Mas há a vida que é para ser intensamente vivida, há o amor. Que tem que ser vivido até a última gota. Sem nenhum medo. Não mata." Clarice Lispector
Joinha
Esses são vídeos coletados do Youtube. Então, por favor, clique, no título do vídeo, lado superior esquerdo, e o veja no próprio youtube. Assim você estará colaborando com o número de visualizações do vídeo e o próprio autor. Se você gostar, também dê um "joinha". Obrigadão!
Pela primeira vez vi essa letra em que se refere a partida dos soldados para front , é bastante interessante e significativa o conteúdo da letra
ResponderExcluirHotaru no Hikari que conhecemos é canção de despedida tradicional
fiquei contente com essa novidade para mim
Olá Harasan! Fiquei surpreso com sua visita ao Blog... rsrs Com o advento do Face Twitter acabei direcionando minha coleção para lá! Obrigado! Abraços! Cláudio
ResponderExcluir