Joinha

Esses são vídeos coletados do Youtube. Então, por favor, clique, no título do vídeo, lado superior esquerdo, e o veja no próprio youtube. Assim você estará colaborando com o número de visualizações do vídeo e o próprio autor. Se você gostar, também dê um "joinha". Obrigadão!

11/09/2010

FinalSports - Paraolimpíadas Escolares: Definidos todos os campeões em São Paulo



A foto é do CPB e a reportagem abaixo do FinalSports (clique no link abaixo)

FinalSports - Paraolimpíadas Escolares: Definidos todos os campeões em São Paulo

Paraolimpíadas Escolares: Definidos todos os campeões em São Paulo
10/09/2010 - 22:54:50 - por FS & AI Media Guide Comunicação


A sexta-feira foi dia de festa nas Paraolimpíadas Escolares. Depois de três dias de competição, os atletas de todo o país puderam enfim soltar o grito de campeão. Numa bela tarde de sol, os tenistas paraolímpicos deram um show de técnica e alto-rendimento. Numa partida equilibrada, a brasiliense Natalia Mayara venceu o paulista Pedro Rocha, na final da categoria B, no tie-break (6/2, 1/6 e 10/8).

Pedro e Natalia são duas grandes apostas da comissão técnica do tênis. Neste ano, eles já se enfrentaram outras duas vezes, com duas vitórias da brasiliense.

Na final da categoria A, o goiano Pedro Fernandes superou o brasiliense Diego Costa, que vinha surpreendo a todos, por ter apenas duas semanas de treinos. A partida terminou em 8/5 (pró-set) para Fernandes. Na final de duplas, categoria A, a equipe de Brasília, novamente com Natalia Mayara e Ester Duarte venceu a dupla mista, com, novamente, Pedro Rocha e a carioca Rebeca Allemand.

A qualidade técnica apresentada pelos tenistas impressionou o público. Em destaque, o atleta Antenor Zuchetto, de 79 anos, primeiro brasileiro na categoria 75 a 80 anos, decidiu presentear os competidores com medalhas conquistadas ao longo de sua carreira. Ao receberem a surpresa, a comoção dos jovens atletas foi expressiva.

O grande campeão da modalidade foi o Distrito Federal, com 39 pontos. Em segundo lugar, Goiás (28) e logo em seguida Minas Gerais, que anotou 14.

- Rio de Janeiro confirma liderança no atletismo

O Rio de Janeiro, estado que sediará os Jogos Paraolímpicos de 2016, mostrou força nas Paraolimpíadas Escolares 2010. A garotada carioca marcou 345 pontos, conquistando o topo no ranking por medalhas do atletismo. São Paulo apareceu em segundo, com 298 pontos, e o Distrito Federal veio em seguida, com 266. Minas Gerais (230) e Santa Catarina (214) ficaram, respectivamente, com os 4º e 5º lugares entre as 22 unidades da federação participantes.

O Rio terminou a competição com 24 ouros, 11 pratas e dez bronzes. São Paulo levou 17 ouros, 18 pratas e sete bronzes. Os brasilienses tiveram 15 ouros, oito pratas e 11 bronzes.

Mesmo não competido no último dia de provas, Viviane Soares foi um dos diferencias para o bom desempenho do Rio de Janeiro. A garota, de 14 anos, levou dois ouros na competição, nos 100m (13s73) e nos 300m (45seg9), e mostrou ser uma das grandes promessas do atletismo paraolímpico nacional.

Um dos técnicos da modalidade, Fabio Breda, avaliou que apareceram alguns jovens atletas promissores como Mateus Evangelista (F37), no lançamento da pelota (53m67); Cleisson da Silva (F44) também no lançamento da pelota, com 69m, e Ana Paula (T13) no salto, com 4m10.

- Natação com presença ilustre

Nem o cansaço após a sequência de competições desanimou os jovens nadadores brasileiros. Muitos dos atletas recém chegados do Mundial Junior Iwas, que ocorreu a apenas duas semanas, na República Tcheca, caíram novamente nas piscinas para ajudarem as delegações dos seus estados a conquistarem boas colocações nas Paraolimpíadas Escolares 2010.


Com 319 pontos, Rio de Janeiro foi campeão, seguido por São Paulo (248) e Minas Gerais (238). Um dos destaques foi o carioca Caio Amorim (S8), atual recordista dos 400m livre e 100m costas, que teve menos de uma semana de descanso, já que nadou o Mundial, o Circuito e agora as Paraolimpíadas.

Após os bons resultados, os técnicos nacionais avaliaram que o nível apresentado foi interessante. Em especial, destaque para a atleta Ana Luiza Mendes, atualmente classificada na classe S10. Segundo Gustavo Abrantes, coordenador técnico nacional da modalidade, a garota de 16 anos chamou a atenção pelos tempos alcançados nos 400m livre e nos 100m costas, e, por isso foi escolhida a revelação da competição.

Daniel Dias, que levou oito ouros no último Mundial, foi a presença ilustre do dia. O multicampeão visitou, nesta manhã, as últimas provas das Paraolimpíadas Escolares.

- Pará se destaca no voleibol sentado

O estado do Pará foi o grande campeão do voleibol sentado das Paraolimpíadas Escolares 2010. Com atuações impecáveis durante a competição, a equipe paraense não perdeu nenhum set sequer e conquistou todos os 12 pontos disputados. A medalha de prata ficou com São Paulo e o Distrito Federal completou o pódio.

A competitividade entre as equipes marcou a disputa no voleibol sentado. Até o segundo dia de competições o Rio de Janeiro estava em segundo lugar, mas uma derrota para o Distrito Federal fez a equipe terminar na quarta colocação. São Paulo e DF terminaram empatados com oito pontos, mas por ter uma média melhor nos pontos average (diferença entre pontos pró e contra), os paulistas ficaram com o vice-campeonato.

Atleta revelação da etapa Norte e Nordeste das Paraolimpíadas Escolares, o paraense Ruan Souza, de 16 anos, foi eleito o melhor jogador da competição nacional. Ruan, que pratica o esporte há um ano e meio, treina quatro horas por dia, durante três vezes na semana.

- Bocha Paraolímpica

Os estados do Rio de Janeiro, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul foram os melhores colocados nas provas de bocha das Paraolimpíadas Escolares 2010.

Destaque para a catarinense Bruna Fabiane dos Santos, primeira colocada na classe BC3. Em segundo, ficou o também catarinense Paulo Roberto Perão, seguido pela carioca Nathalia Brandão da Silva.

Na BC1, a carioca Tamna da Costa venceu o favorito e também carioca Nicholas Brandão. Karyene Kraemer, do Mato Grosso do Sul, ficou em terceiro.

Outro atleta do Rio de Janeiro, Lucas de Araujo, foi o destaque na BC2. Andre Uhlman, de Santa Catarina, e a mineira Patrícia Freitas ficaram com os segundo e terceiro lugares.

Na classe BC4, o mineiro Leonardo Caroni ficou com a medalha de ouro. Os mato-grossenses João Carlos da Silva e Maycon Douglas Almiron completaram o pódio.

- No goalball, DF e PA se destacam

No goalball, Distrito Federal e Pará se destacaram: enquanto os brasilienses chegaram à final tanto no feminino quanto no masculino, os paraenses tiveram os dois melhores atletas da competição.

Na final entre as meninas, Minas Gerais e Distrito Federal fizeram um jogo equilibradíssimo. A igualdade no placar foi constante. A partida terminou igual nos seis gols. As mineiras, no entanto, foram mais fortes e, no gol de ouro, levaram o título. Minas Gerais 7 a 6 Distrito Federal.

No masculino, os brasilienses levaram a melhor. Derrotaram o Pará por 9 a 8 no tempo normal e conquistaram o título. Também foi uma partida difícil, mas a equipe do DF se manteve sempre à frente. Para completar, o destaque do time, Leomon Silva, foi o artilheiro da competição.

Apesar de não ter chegado à final, a paraense Jéssica Alves foi a artilheira da competição com 19 gols e foi eleita a melhor atleta do goalball.

O discurso foi o mesmo de Leandro Souza, eleito o melhor entre os meninos. O paraense de 17 anos não esperava o título.

“Fiquei muito feliz de ter meu trabalho reconhecido. Agora é treinar mais e mais.”

- Futebol

No futebol de 7 para paralisados cerebrais a festa foi carioca. O Rio de Janeiro goleou a equipe do Mato Grosso do Sul por 9 a 3, nesta sexta-feira à tarde, e conquistou o título de campeão invicto das Paraolimpíadas Escolares. Os sul-mato-grossenses ficaram em segundo, com três vitórias e uma derrota. O Distrito Federal terminou em terceiro, com duas vitórias.

Mato Grosso do Sul saiu na frente na partida decisiva, abrindo o placar em menos de dois minutos. O Rio de Janeiro virou para 2 a 1, mas Mato Grosso do Sul empatou novamente. Daí em diante, os cariocas dominaram. Quando a partida estava 7 a 3, a oito minutos do fim, Claudemir, do Rio, deu uma entrada dura foi expulso.

Mas os sul-mato-grossenses não conseguiram aproveitar a vantagem numérica. Ao contrário, seis minutos depois, Augusto derrubou Fabinho na frente do gol com violência e também levou vermelho. Com a igualdade de seis jogadores em campo de cada lado, o Rio de Janeiro aproveitou para ampliar o placar: 9 a 3.

Fabinho, com 14 gols, foi eleito o artilheiro da competição e apontado pelo técnico carioca, Paulo Cruz, como o diferencial da equipe. Atleta da seleção brasileira aos 18 anos, ele explica a fórmula do sucesso.

“É só tocar a bola e aparecer na frente”, explica.

No futebol de 5 para cegos, Minas Gerais se sagrou campeã ao vencer a Paraíba por 7 a 1. Os mineiros ainda tiveram o artilheiro da competição: Welton com 16 gols.

Na disputa do terceiro lugar, o Rio de Janeiro derrotou a Bahia por 1 a 0.

- Judô

O carioca Bruno Marques quase não acreditou quando ouviu seu nome ser anunciado como o atleta destaque do judô para cegos nas Paraolimpíadas Escolares. Bruno foi campeão meio-médio ao vencer o potiguar Arthur Felipe.

“Dei o melhor de mim, não acreditava que poderia ser o melhor do campeonato, mas isso é resultado de muito treino”, comemorou.

Nas Paraolimpíadas Escolares do ano passado, em Brasília, Bruno conquistou a prata. Reflexo do crescimento da modalidade.

- Tênis de mesa

O tênis de mesa, que teve suas partidas na quarta-feira, teve a catarinense Bruna Costa, campeã mundial, como destaque feminino. Bruna confirmou o favoritismo e venceu as 4 partidas que disputou sem perder nenhum set. O destaque masculino fica com o mesatenista Paulo Salmin. O paulista também venceu as 4 partidas que disputou, com vitória em todos os sets.

- Campeão geral

Às 20h, os campeões gerais serão anunciados na cerimônia de encerramento, no Anhembi Parque. O resultado final será divulgado no site do Comitê Paraolímpico Brasileiro e pelo twitter @cpboficial.

- A competição

Retomada ano passado, as Paraolimpíadas Escolares cresceram. Em 2010 contaram com 300 atletas a mais, competindo em dez modalidades: atletismo, natação, futebol de 5 para cegos, futebol de 7 para paralisados cerebrais, judô, goalball, bocha, tênis de mesa e as estreantes tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. Além disso, os estados de Goiás e Rio Grande do Sul fizeram sua estreia na competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigadão por comentar! Basta escolher a opção Nome/URL, e colocar apenas seu nome.